A rede SABIÁ organizará uma vez por ano o seu Workshop para discussão de ideias e projetos em comum entre as comunidades de profissionais brasileir@s de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (ECT&I). Nesse primeiro Workshop, realizado em 06 de dezembro de 2025, a metodologia de submissão e realização de projetos foi brevemente anunciada. Além desse debate, esse Workshop serviu para finalizar as discussões do 5o encontro entre as Comunidades, com o detalhamento de assuntos específicos relativos à estruturação e próximas atividades da Rede SABIÁ. Debatemos e definimos a forma de governança. Em seguida, a infraestrutura digital do movimento foi debatida.

Os assuntos principais foram:

  • A discussão sobre a governança, sendo definida uma estrutura com um Comitê Gestor Executivo e um Conselho Geral:
    • O Comitê Gestor Executivo é o grupo executivo responsável pelo trabalho operacional do dia-a-dia. Seus membros farão parte de coordenadorias permanentes, inicialmente identificadas: coordenadoria de operações, coordenadoria de relações institucionais, coordenadoria de infraestrutura digital e de assuntos de TI e coordenadoria de comunicação. O grupo atual, que até então era provisório, foi oficializado, sendo composto por Rede Apoena, PUB Paris, Núcleo de Bolsistas do Brasil no Exterior e Rede Brasil-Suíça. 
    • O Conselho Geral é composto pelos membros representantes das comunidades que fazem parte da Rede SABIÁ. Eles deverão ser indicados pelas comunidades através de preenchimento de formulário de cadastro. Os membros do conselho geral poderão se voluntariar para criar e/ou participar das diretorias ou coordenadorias da Rede SABIÁ a todo momento. Um apelo à participação ativa foi feito.
  • Um novo projeto entre o Itamaraty e a Rede Sabiá está sendo realizado: o Webinário de capacitação para formação de novas redes, a ser realizado no dia 30 de janeiro de 2026. Nessa ocasião, três (3) das nossas comunidades, com diferentes perfis e níveis de desenvolvimento, darão dicas práticas para a formação de novas redes.
  • A infraestrutura digital inicial foi definida, com a criação de canais no grupo de Whatsapp da Rede Sabiá, até então intitulada Redes de Diáspora ou Articulação de Redes.
  • A metodologia de submissão de projetos conjuntos a serem realizados no âmbito da Rede SABIÁ foi apresentada. A ideia geral é que as ideias de projetos cheguem até a Rede SABIÁ em fluxo contínuo, onde sua pertinência e alinhamento com os objetivos da rede serão validados. Em seguida, grupos de trabalho ou secretarias irão ser estabelecidas e divulgadas para todas as comunidades participantes, dando a oportunidade dos seus membros de se integrarem por afinidade. O Workshop anual será a oportunidade dos grupos de trabalho ou secretárias existentes apresentarem seus avanços e um relatório do projeto; de novos projetos serem criados e debatidos; e a metodologia reavaliada.

Um documento com mais detalhes sobre a estrutura da rede Sabiá e sua governança foi elaborado após o evento e será enviado aos participantes do Encontro e a todas as comunidades por email. Não hesite em nos solicitar mais informações entrando em contato conosco.